TECNOPUC: Ecossistema de Inovação Integrador

Compartilhe:

O TECNOPUC caracteriza-se como um moderno ecossistema de inovação de classe mundial, baseado na pesquisa transdisciplinar e no relacionamento entre todos os atores envolvidos. Visa promover um ambiente onde pessoas criativas e talentosas possam aprimorar seu potencial, transformando ciência e tecnologia em desenvolvimento social e econômico, com sustentabilidade. Abriga empresas de portes distintos e com atuação global, incluindo aquelas que se desenvolvem através da Incubadora de Empresas da PUCRS - RAIAR, instalada dentro do Parque, estimulando o desenvolvimento de Startups e Spin-offs. Abriga também entidades e associações de classe, além de estruturas de pesquisa da PUCRS, facilitando o desenvolvimento científico e tecnológico de forma colaborativa. O Parque, além de gerar uma sinergia positiva entre o meio acadêmico e o empresarial, contribui para consolidar a PUCRS como protagonista do desenvolvimento baseado em conhecimento e inovação, no contexto da Sociedade do Conhecimento. 

A atração de empresas para o TECNOPUC é maximizada quando estas aproveitam o relacionamento com a Universidade para construir diferenciais competitivos através da inovação. Ou seja, o modelo de parceria TECNOPUC-EMPRESA está fortemente atrelado à interação com a Universidade, sendo o TECNOPUC um facilitador para que os parceiros efetivamente aproveitem o potencial colaborativo da PUCRS. É, portanto, uma via de mão dupla.

Foi neste contexto que anunciamos, em março de 2015, a vinda para o TECNOPUC de uma operação da globo.com, com foco no desenvolvimento de soluções de internet para o Grupo Globo, combinando os talentos locais e a cultura da empresa. A operação da globo.com em Porto Alegre será a primeira filial da empresa sediada no Rio de Janeiro e inicia com um potencial enorme de interação entre diversas áreas da Universidade. 

Esta parceria se une às mais de 120 operações já existentes no Parque, e é mais um exemplo do relacionamento que se busca em ecossistemas de inovação como o do TECNOPUC. Sinergia é uma premissa; Integração é uma palavra constante; a conexão entre pessoas e conhecimentos busca potencializar ações voltadas à inovação; os arranjos e os relacionamentos EMPRESA-EMPRESA e EMPRESA-UNIVERSIDADE passam a surgir de forma orgânica. E com isso vamos construindo, passo a passo, degrau a degrau, uma comunidade de pesquisa e inovação que se diferencia pela capacidade de criar, de inovar, de se relacionar, e de contribuir para o desenvolvimento da sociedade. 

Fonte: http://www.pucrs.br/research/propesqnews/05.2015/artigo.html

Deixe seu comentário


* Campos obrigatórios.

Comentários (0)